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segunda-feira, 29 de março de 2010

Desenvolvimento de Habilidades Motoras

SUGESTÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE EXERCÍCIOS DA PROGRAMAÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I

 

Esquema corporal:

01.  Andar – Normal, quadrupédia, de cócoras, de joelhos, rolar, rolar arrastar-se ao chão, procurando ocupar todo o espaço possível.

02.  Correr – Livremente ocupando todo o espaço possível, sem chocar-se com os outros.

03.  Saltos – Podem ser realizados com os pés unidos ou não, o mais longe possível, com giro, para frente, para trás, para cima.

Obs: para facilitar a memorização e o aprendizado, sugere-se imitar bichos, objetos e coisas durante o andar o correr e o saltar.

04.  Crianças andando ou correndo livremente pela quadra, ao sinal do professor, tocam o próprio corpo. (Ex, tocar a cabeça, a orelha, a boca entre outras partes.) continuam andando ou correndo de acordo com estes sinais previamente combinados.

05.  Idem ao anterior, agora tocando uma parte do corpo do companheiro mais próximo (não vale mais o seu próprio corpo).

06.  Crianças sentadas ou de pé, o professor dirá um nome de uma parte do corpo e as crianças deverão colocar as mãos sobre a parte pedida. Esse exercício devera se executado de forma bem rápida, testando a agilidade, a atenção e agilidade das crianças (ex: mãos na barriga na cabeça na orelha, na barriga).

07.  Relaxamento.

08.  Idem ao exercício 5 mas, não vale mais tocar com as mãos mas sim com as partes do corpo. Ex: encostar cabeça com cabeça. Orientação espaço temporal já começa a ser exploradas nestas atividades.

 

Orientação Espaço-temporal

 

01. Crianças correndo livremente pela quadra, ao sinal do professor, deverão sentar deitar, rolar, levantar no lugar onde estiverem.

02. Crianças correndo livremente pela quadra, ao sinal do professor, param onde estiverem e ficam imóveis (estátua).

03. Caminhar de frente de costas, com os olhos fechados, sem chocar-se com os outros.

04. Vamos caminhar com passos gigantes, quem consegue ficar alto e baixo?

05. Vamos andar igual gato? Cachorro? Macaco? Cobra? Quem sabe a música do soldado? Etc.

06. Vamos voar como um avião, um pássaro.

07. Vamos correr igual a um formula 1, uma ambulância.

08. Vamos correr de mãos dadas, sem nos checar com os outros.

09. Relaxamento.

10. Recreação

-Perseguição

- Só pode pegar quem estiver e pé.

-Só pode pegar quem estiver com os pés no chão.

 

Estruturação espacial:

 

01. Noções de movimentos

Ao sinal do professor, as crianças irão: andar, correr, cair, levantar-se, subir, descer, levantar, abaixar, empurrar, puxar, etc.

02. Noções de Posição

Em pé, deitado, sentado, ajoelhado, sentado com as pernas cruzadas, afastadas, fechadas.

03. Noções de situações

Ficar dentro, fora, de frente, de trás, no alto, embaixo, sobre, longe, perto, etc.

04. Noções de tamanho

Grande pequeno, pequeno, grosso, fino estreito, largo.

05. Noções de formas

Achar ou apontar circulo, quadrado, triangulo, retângulo.

06. Noções de cores

Achar ou apontar objetos de acordo com as cores pedidas.

07. Noções de qualidade

Achar ou apontar objetos cheios, vazios, duros, moles, leves, pesados.

08. Relaxamentos

 

EQUILÍBRIO (alunos descalços)

 

01. Andar de frente sobre uma linha demarcada no chão.

02. Idem, de costas.

03. Idem, de lado.

04. Idem em quadrupédia.

05. Correr sobre a linha.

06. Caminhar sobre a linha na ponta dos pés.

07. Saltar sobre a linha.

08. Correr com as pernas afastadas, uma de cada lado da linha.

09. Rolar sobre a linha.

10. Quem sabe fazer um exercício diferente em cima da linha?

 11. Relaxamento.

 

ATIVIDADES DE RELAXAMENTO

 

Exercício 1 – bem devagar, faça movimentos com a cabeça: primeiro para frente, como se fosse encostar-se à base do pescoço, para trás, fazendo o queixo apontar para o teto, para cada um dos lados, como se fosse levar cada orelha ao ombro. Atenção não eleve o ombro e a cabeça que se mexe.  

 

Exercício 2 - sempre devagar, faça movimentos de rotação com a cabeça. Deixe os ombros relaxados. Se ficar tonto, leva a língua ao esfenóide (céu da boca) da boca e aperte.

 

Exercício 3 – faça movimentos circulares de rotação com os ombros – primeiro para frente, depois invertendo a direção.

 

Exercício 4 – em pé, procure alcançar o teto com as mãos, tente sentir a musculatura se alongando, especialmente a dos braços e as laterais do tronco. Então deixe o tronco “desabar” para frente, com as mãos em direção ao solo. Deixe a cabeça relaxada também (não tente olhar para frente). Vá então levantando bem devagar, começando pela cintura – a cabeça será a ultima a voltar à posição ereta.

 

Exercício 5 – esfregue as mãos para aquecê-las. Massageie então o seu pescoço, começando atrás das orelhas e descendo até os ombros. Descubra onde estão os pontos mais tensos e tente “acalmá-los” com as pontas dos dedos. 

 

 Exercício 6 – permaneça deitado e contraia apenas os dedos dos pés. Observe a sensação de estar tenso e relaxado. Repita esta experiência com cada parte do corpo. Pé, batata da perna, joelho, até chegar ao rosto. Tente vivenciar plenamente o contraste entre tensão e relaxamento.

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