Brasil 2010

O problema maior é o excesso de motivação do técnico.

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segunda-feira, 29 de março de 2010

Desenvolvimento de Habilidades Motoras

SUGESTÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE EXERCÍCIOS DA PROGRAMAÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I

 

Esquema corporal:

01.  Andar – Normal, quadrupédia, de cócoras, de joelhos, rolar, rolar arrastar-se ao chão, procurando ocupar todo o espaço possível.

02.  Correr – Livremente ocupando todo o espaço possível, sem chocar-se com os outros.

03.  Saltos – Podem ser realizados com os pés unidos ou não, o mais longe possível, com giro, para frente, para trás, para cima.

Obs: para facilitar a memorização e o aprendizado, sugere-se imitar bichos, objetos e coisas durante o andar o correr e o saltar.

04.  Crianças andando ou correndo livremente pela quadra, ao sinal do professor, tocam o próprio corpo. (Ex, tocar a cabeça, a orelha, a boca entre outras partes.) continuam andando ou correndo de acordo com estes sinais previamente combinados.

05.  Idem ao anterior, agora tocando uma parte do corpo do companheiro mais próximo (não vale mais o seu próprio corpo).

06.  Crianças sentadas ou de pé, o professor dirá um nome de uma parte do corpo e as crianças deverão colocar as mãos sobre a parte pedida. Esse exercício devera se executado de forma bem rápida, testando a agilidade, a atenção e agilidade das crianças (ex: mãos na barriga na cabeça na orelha, na barriga).

07.  Relaxamento.

08.  Idem ao exercício 5 mas, não vale mais tocar com as mãos mas sim com as partes do corpo. Ex: encostar cabeça com cabeça. Orientação espaço temporal já começa a ser exploradas nestas atividades.

 

Orientação Espaço-temporal

 

01. Crianças correndo livremente pela quadra, ao sinal do professor, deverão sentar deitar, rolar, levantar no lugar onde estiverem.

02. Crianças correndo livremente pela quadra, ao sinal do professor, param onde estiverem e ficam imóveis (estátua).

03. Caminhar de frente de costas, com os olhos fechados, sem chocar-se com os outros.

04. Vamos caminhar com passos gigantes, quem consegue ficar alto e baixo?

05. Vamos andar igual gato? Cachorro? Macaco? Cobra? Quem sabe a música do soldado? Etc.

06. Vamos voar como um avião, um pássaro.

07. Vamos correr igual a um formula 1, uma ambulância.

08. Vamos correr de mãos dadas, sem nos checar com os outros.

09. Relaxamento.

10. Recreação

-Perseguição

- Só pode pegar quem estiver e pé.

-Só pode pegar quem estiver com os pés no chão.

 

Estruturação espacial:

 

01. Noções de movimentos

Ao sinal do professor, as crianças irão: andar, correr, cair, levantar-se, subir, descer, levantar, abaixar, empurrar, puxar, etc.

02. Noções de Posição

Em pé, deitado, sentado, ajoelhado, sentado com as pernas cruzadas, afastadas, fechadas.

03. Noções de situações

Ficar dentro, fora, de frente, de trás, no alto, embaixo, sobre, longe, perto, etc.

04. Noções de tamanho

Grande pequeno, pequeno, grosso, fino estreito, largo.

05. Noções de formas

Achar ou apontar circulo, quadrado, triangulo, retângulo.

06. Noções de cores

Achar ou apontar objetos de acordo com as cores pedidas.

07. Noções de qualidade

Achar ou apontar objetos cheios, vazios, duros, moles, leves, pesados.

08. Relaxamentos

 

EQUILÍBRIO (alunos descalços)

 

01. Andar de frente sobre uma linha demarcada no chão.

02. Idem, de costas.

03. Idem, de lado.

04. Idem em quadrupédia.

05. Correr sobre a linha.

06. Caminhar sobre a linha na ponta dos pés.

07. Saltar sobre a linha.

08. Correr com as pernas afastadas, uma de cada lado da linha.

09. Rolar sobre a linha.

10. Quem sabe fazer um exercício diferente em cima da linha?

 11. Relaxamento.

 

ATIVIDADES DE RELAXAMENTO

 

Exercício 1 – bem devagar, faça movimentos com a cabeça: primeiro para frente, como se fosse encostar-se à base do pescoço, para trás, fazendo o queixo apontar para o teto, para cada um dos lados, como se fosse levar cada orelha ao ombro. Atenção não eleve o ombro e a cabeça que se mexe.  

 

Exercício 2 - sempre devagar, faça movimentos de rotação com a cabeça. Deixe os ombros relaxados. Se ficar tonto, leva a língua ao esfenóide (céu da boca) da boca e aperte.

 

Exercício 3 – faça movimentos circulares de rotação com os ombros – primeiro para frente, depois invertendo a direção.

 

Exercício 4 – em pé, procure alcançar o teto com as mãos, tente sentir a musculatura se alongando, especialmente a dos braços e as laterais do tronco. Então deixe o tronco “desabar” para frente, com as mãos em direção ao solo. Deixe a cabeça relaxada também (não tente olhar para frente). Vá então levantando bem devagar, começando pela cintura – a cabeça será a ultima a voltar à posição ereta.

 

Exercício 5 – esfregue as mãos para aquecê-las. Massageie então o seu pescoço, começando atrás das orelhas e descendo até os ombros. Descubra onde estão os pontos mais tensos e tente “acalmá-los” com as pontas dos dedos. 

 

 Exercício 6 – permaneça deitado e contraia apenas os dedos dos pés. Observe a sensação de estar tenso e relaxado. Repita esta experiência com cada parte do corpo. Pé, batata da perna, joelho, até chegar ao rosto. Tente vivenciar plenamente o contraste entre tensão e relaxamento.

Folclore e a Educação Física

 FOLCLORE  

                                                                                     É a responsabilidade de levar aos alunos a riqueza da nossa cultura, podendo assim nos  fazer criar uma identidade nacional.

                                  

                                                                        Podendo assim fazer com os mesmos penetrem em suas almas e resgate a cultura do nosso povo, concentrando nossos costumes e os adquiridos em  interações para com a sociabilização.

                                              

                                                                         Neste trabalho voltado á pratica cultural podemos entrar em um mundo encantado junto as cantigas e as brincadeiras cantadas.

                                  

                                                                       Um pouco de historia pode sim enriquecer o cotidiano da escola e da vida de nossas crianças, fazendo com estes por nossas mãos não deixem o conhecimento de gerações agonizarem em meios aos avanços tecnológicos da humanidade.

 

                                               Por isso e outros... Sucesso à vocês professores.

 

Adriano Rocha Mota

 

 

 

 

 

 

 

Seu Lobo (Edinho Paraguassu)

 

refrão:

Vamos passear na floresta

Enquanto seu Lobo não vem (bis)

 

Tá pronto seu lobo

Tá pronto seu lobo

Estou tomando banho

Seu Lobo não pega ninguém

 

Refrão

 

Tá pronto seu lobo

Tá pronto seu lobo

Estou me enxugando

Seu Lobo não pega ninguém

 

refrão

 

Tá pronto seu lobo

Tá pronto seu lobo

Estou vestindo as meias

Seu Lobo não pega ninguém

 

 

 

Tá pronto seu lobo

Tá pronto seu lobo

Estou vestindo a cueca

Seu Lobo não pega ninguém

 

refrão

 

Tá pronto seu lobo

Tá pronto seu lobo

Estou vestindo a calça

Seu Lobo não pega ninguém

 

Tá pronto seu lobo

Tá pronto seu lobo

Estou vestindo a camisa

Seu Lobo não pega ninguém

 

refrão

 

Tá pronto seu lobo

Tá pronto seu lobo

Estou calçando os sapatos

Seu Lobo não pega ninguém

 

 

Tá pronto seu lobo

Tá pronto seu lobo

Estou colocando o cinto

Seu Lobo não pega ninguém

 

refrão

 

Tá pronto seu lobo

Tá pronto seu lobo

Estou escovando os dentes

Seu Lobo não pega ninguém

 

Tá pronto seu lobo

Tá pronto seu lobo

Estou penteando os cabelos

Seu Lobo não pega ninguém

 

refrão

 

Tá pronto seu lobo

Tá pronto seu lobo

Estou colocando a gravata

Seu Lobo não pega ninguém

 

 

 

 

Tá pronto seu lobo

Tá pronto seu lobo

Estou passando perfume

Seu Lobo não pega ninguém

 

Tá pronto seu lobo

Tá pronto seu lobo

Agora já estou pronto

E vou pegar alguém

 

Formação: uma coluna de meninos e meninas, de mãos dadas. O seu lobo fica a frente.

As meninas e os meninos cantam, andando para frente e para trás.

Final: quando seu lobo fala que vai pegar alguém, os discentes se dispersam até que seu lobo agarre um, o que foi agarrado torna-se seu lobo e a brincadeira continua até que todos percam o interesse pela mesma.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Corre cutia (Eliana)

 

Corre cotia

Na casa da tia

Corre cipó

Na casa da vó

 

 

Lencinho na mão

Caiu no chão

Moça bonita

Do meu coração

Pode jogar?

Pode...

Formação: colocar os alunos sentados em circulo,

Voltados para dentro dele,

Um aluno corre ao redor do circulo com um lenço na mão cantando, (corre cutia)...

Ao chegar até a palavra pode... Este aluno coloca de imediato o lenço atrás deste colega,

Este colega pega o lenço e tenta pegar o outro que está fugindo.

Este então da uma volta e fica no lugar que ficou vazio,

 

A Galinha do Vizinho (desconhecido)

 

A galinha do vizinho

Bota ovo amarelinho.

Bota um, bota dois, bota três,

Bota quatro, bota cinco, bota seis,

Bota sete, bota oito, bota nove,

Bota dez!

Formação: Os discentes, com as mãos dadas, fazem uma grande roda. Vão girando no ritmo da música.

Quando chegarem no “ bota dez” todos dão um grande salta para cima sem soltar as mãos e caem de cócoras.

 

Indiozinho (desconhecido)

 

Um, dois, três indiozinhos

Quatro, cinco, seis indiozinhos

Sete, oito, nove indiozinhos

Dez no pequeno bote iam navegando

Pelo rio abaixo, quando o jacaré se aproximou

E o pequeno bote dos indiozinhos quase, quase virou!

 

Formação: o professor cantando junto com as crianças próximas e formando grupos de dez alunos, sentados em coluna.

 ao chagar ao décimo indiozinho, os discentes farão movimentos de remar, farão a boca do jacaré e o movimento de quase virar o bote.

 

Dez indiozinhos (desconhecido)

 

Dez indiozinhos, andando sem parar; um entrou na nossa casa, quantos faltam para entrar... (crianças gritam nove)

Dez indiozinhos, andando sem parar; um entrou na nossa casa, quantos faltam para entrar... (crianças gritam oito)

Dez indiozinhos, andando sem parar; um entrou na nossa casa, quantos faltam para entrar... (crianças gritam sete) continua até número um...

Formação: forma-se uma roda com dez ao centro vão girando e cantando os discentes, conforme o número.

A atividade vai se realizando até que os discentes percam o interesse pela mesma. (o professor fica ao centro da roda auxiliando os discentes durante o desenvolver da atividade.)

 

 

 

Pirulito (canção popular)

 

Pirulito Que Bate Bate

Pirulito que bate bate

Pirulito que já bateu

Quem gosta de mim é ela

Quem gosta dela sou eu

 

Pirulito que bate bate

Pirulito que já bateu

A menina que eu gostava

Não gostava como eu

 

Pirulito que bate bate

Pirulito que já bateu

A menina que amava

Coitadinha já morreu

 

Eu passei por uma porta

Um cachorro me mordeu

Não foi nada, não foi nada

Quem sentiu a dor fui eu.

Formação:Discentes formando duas fileiras. Um de frente para o outro;

Mão direita de um com a mão esquerda do outro e vice-versa;

Variação com duas palmas e duas batidas na perna;

Mão direita de um discente com a mão esquerda do outro, dá uma palma e repete cantando.

Escravos de Jó (canção popular, proveniente de mesa de bar)

 

Escravos de Jó jogavam caxangá

bisTira, põe, deixa ficar...

Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá;

Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá.

 

Formação: As crianças em círculos vão passando um objeto qualquer;

O objeto vai passando de mão em mão para a criança que está a sua direita;

Quando suar na música “deixa ficar” o discente solta o objeto e aponta o indicador três vezes.

Quando chegar a parte do “Zigue Zigue zá” o discente deve de segurar em sua mão o objeto e realizar movimentos para frente e para trás por três vezes.

A atividade segue com variações propostas pelo aluno mestre de acordo com o constatar de desenvolvimento de sua turma ao momento.

Lá na Ponte da Aliança

Os discentes em roda, cantam:

Lá na ponte da Aliança todo mundo passa. (bis)

E imitando o trabalho das lavadeiras, com a mão acima do joelho:

As lavadeiras fazem assim, as lavadeiras fazem assim,

Trá-lá-lá-lá-lá

Trá-lá-lá-lá-lá

Lá na ponte da Aliança todo mundo passa. (bis)

E coçando a cabeça:

Os piolhentos fazem assim, os piolhentos fazem assim,

Trá-lá-lá-lá-lá

Trá-lá-lá-lá-lá

{O docente varia a atividade de acordo com a sugestão dos discentes...}

Você Gosta de Mim? (Domínio público)

 

Você gosta de mim, ô Maria, ô Maria?

Eu também de você ô Maria, ô Maria.

Vou pedir a teus pais ô Maria, ô Maria.

Para casar com você, ô Maria!

 

Se eles disserem sim ô Maria, ô Maria.

Tratarei dos papéis, ô Maria, ô Maria.

Se eles disserem não ô Maria, ô Maria.

Morrerei de paixão, ô Maria.

 

Palma, palma, palma, ô Maria, ô Maria.

Pé, pé, pé ô Maria, ô Maria

Roda, roda, roda ô Maria.

E abraçai quem quiser.

 

Formação: Uma roda de discentes, com um(a) ao meio; cantam a cantiga.

Desenvolvimento: Ao cantar a última quadra, batem palmas e os pés;

E o discente ao centro fica rodopiando.

Quem for abraçado pelo último discente, passa então para o meio da roda, na vez seguinte.

 

 

 

 

 

A Linda Rosa Juvenil (Cultura Popular)

 

Formação: Roda de mãos dadas, girando no sentido do círculo; ao centro a rosa.; do lado de fora o rei e a feiticeira.

1-    Levantam os braços formando um castelo, cantando

A linda Rosa juvenil, juvenil, juvenil

A linda Rosa juvenil, juvenil...

Vivia alegre no seu lar, no seu lar, no seu lar

Vivia alegre no seu lar, no seu lar...

2-    Entra na roda a feiticeira, a roda continua a girar

Mas uma feiticeira má, muito má, muito má

Mas uma feiticeira má, muito má...

3-    A feiticeira faz gestos de magia e toca a rosa que adormece

Adormeceu a Rosa assim, bem assim, bem assim

Adormeceu a Rosa assim, bem assim...

4-    A feiticeira sai lentamente, gesticulando de acordo

Não há de acordar jamais, nunca mais, nunca mais

Não há de acordar jamais, nunca mais...

5-    Rodam saltitando com rapidez

O tempo passou a correr, a correr, a correr

O tempo passou a correr, a correr...

6-    Mãos dadas ao alto avançam para o centro, e voltam com as mãos ao alto

E o mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor

E o mato cresceu ao redor, ao redor...

7-    A roda gira e entra galopando o rei

 

Um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei

Um dia veio um belo rei, belo rei...

8-    O rei beija a mão da Rosa, que desperta e levanta de vagar

Que despertou a Rosa assim, bem assim, bem assim

Que despertou a Rosa assim, bem assim...

 

(a última estrofe tem 3 versões diferentes:)

E batam palmas para o rei, para o rei, para o rei

E batam palmas para o rei, para o rei.

ou

Digamos ao rei muito bem, muito bem, muito bem

Digamos ao rei muito bem, muito bem.

ou

E os dois puseram-se a dançar, a dançar, a dançar

E os dois puseram-se a dançar, a dançar

 

Obs: o professor fica livra ao aplicar a brincadeira e variar de acordo com o desenvolvimento das crianças.

“Uma dica legal é caracterizar os alunos, e realizar a atividade, como uma apresentação de ensaio para dias temáticos, onde se pode montar um coral e os dramatizadores, para o desenvolvimento da peça.

 

 

Brincadeiras Que Servem Como Aquecimento

A IMPORTÂNCIA DO AQUECIMENTO E ALONGAMENTO

 

 

Aquecer antes de iniciar exercícios intensos ajuda a evitar lesões. Fazer exercícios a um ritmo leve durante 3 a 10 minutos aquece os músculos e torna-os mais flexíveis e resistentes a lesões. Este método de aquecimento ativo prepara os músculos para este tipo de exercícios de forma mais eficaz do que os métodos passivos (água morna, adesivos de aquecimento, ultrasom ou luz infravermelha). Esses últimos não aumentam a circulação sanguínea de forma significativa.

Os exercícios de aquecimento também são benéficos nos esportes menos exigentes, ou seja, aquelas que não requerem grandes esforços musculares.

Também é importante desaquecer durante cinco minutos após praticar esportes intensos (tais como corrida, caminhada ou marcha). Dessa forma, a pulsação irá diminuir gradativamente. Desaquecer consiste em reduzir a velocidade gradativamente antes de parar o exercício, para evitar tontura, mantendo o fluxo sanguíneo. Se um exercício intenso for interrompido de forma súbita, o sangue pode se acumular nas veias das pernas, reduzindo momentaneamente o fluxo de sangue para o cérebro. Isto pode causar tontura ou até mesmo desmaio. Desaquecer também ajuda a eliminar resíduos, tais como ácido lático (produzido durante exercícios, causa dores musculares e câimbras), dos músculos; entretanto, não parece evitar a dor muscular no dia seguinte.

Alongar estica os músculos de forma que podem se contrair com mais eficiência e trabalhar melhor. Para evitar dano muscular durante o alongamento, ele deve ser feito após o aquecimento ou exercício. Cada alongamento deverá ser suficientemente confortável de forma a possibilitar a contagem até 10. Aconselha-se alongar o tendão de Aquiles, outros tendões e o quadríceps em uma posição estável (sem forçar).

 

 

 

 

 

MORTO VIVO:

Alunos correndo em circulo/ ao comando de mudar/ invertem o sentido do deslocamento/ e continuam correndo/ ao comando de morto/ todos deitam-se imediatamente no chão/ ao comando de vivo/ ficam de pé e voltam a correr novamente.

 

CORRIDA EM CÂMERA LENTA

O professor traçará duas linhas que serão linha de chegada e linha de largada/ os alunos ficarão atrás da linha de largada/ Ao sinal do professor se dará o inicio da corrida/ que será feita com movimentos muitos lentos e ritmados com os alunos deixando sempre um dos pés no chão para que o movimento tenha continuidade uniforme/ todos deverão partir como se estivessem num show motion (câmera lenta) / o vencedor será aquele aluno que fizer o percurso de maneira mais satisfatória.

 

PONTOS CARDEAIS

Alunos correndo a vontade em várias direções/ o professor determinara as áreas delimitadas com os pontos cardeais/ ao comando do professor todos devem correr ao ponto determinado e sentar-se no local/ tornam a correr/ o professor varia os comandos em direções opostas, para aguçar a atenção dos discentes.

 

PIQUE DOS PERNETAS

Alunos em uma perna só (pernetas) / correm a vontade na área delimitada pelo professor/ que designará um dos alunos para ser o perseguidor com dois pontos/ ao comando de já/ o perseguidor procura impedir que o maior número de pernetas cheguem aos piques/ aquele que apoiar os dois pés no chão fora do pique é considerado prisioneiro/ busca-se revezar os jogadores.

 

 

 

 

 

PIQUE COOPERAÇÃO

Alunos correndo em uma área previamente delimitada/ o professor escolhe um aluno para ser o pegador/ e a proporção que este for tocando os demais companheiros/ passam a dar as mãos um, dois, três... etc./ até que se juntem todos para pegar um único aluno que será o vencedor/ este jogo só terá valor se for conduzido dentro das limitações.

 

PIQUE DA TRINCA CONTRA AS DUPLAS

O professor escolhe três alunos que serão a trinca perseguidora/ os demais alunos correm em pares de mãos dadas pela quadra/ ao sinal do professor as duplas fogem enquanto a trinca tenta pegá-las/ quem for pego sairá do jogo até que todos os discentes sejam apanhados e se revezam os componentes da trinca.

 

CÃO, GATO E RATO

Alunos dispostos em circulo de mãos dadas/ três alunos do mesmo porte são escolhidos para serem o cão, gato e rato/ o gato persegue o rato e foge do cão/ o rato persegue o cão e foge do gato/ os alunos no circulo não prestam nenhuma ajuda/ a corrida deverá ser feita dentro do circulo/ e quando alguém for pego escolhe-se outra trinca.

 

 

PEGA E SENTA ATRÁS

Alunos divididos em duas colunas A e B/ ao primeiro da coluna A o professor entrega uma bola que será lançada em qualquer direção/ imediatamente os alunos da outra coluna tentam alcançá-la/ e os demais de sua coluna vão sentando a sua retaguarda/ aluno que lançou a bola dará quantas voltas forem necessárias em torno de sua coluna até todos os alunos da coluna B se formarem/ seus companheiros contam as voltas em voz alta/ quando todos da coluna B estiverem sentados, apura-se o numero de voltas e o jogo continua em melhor de cinco rodadas.

 

 

 

ARRANCA RABO

O professor distribui (rabos), que os alunos colocaram na parte de trás do calsão/ preso e sem amarrar/ a área do jogo será delimitada/ ao sinal do professor todos procuram tirar os rabos dos colegas/ sem perder o seu próprio rabo/ aquele que perder o rabo ou infringir as regras sairá do jogo.

 

ARRUMA E DESARRUMA AS BOLAS

O professor traçará um circulo no chão onde colocará varias bolas/ dividira a turma em duas equipes que serão os de “dentro” e os de “fora” / os que estiverem fora serão o triple do que os que estiverem dentro/ ao sinal do professor os de fora desarrumam as bolas que estiverem sobre as linhas/ empurrando-as com as mãos para dentro do circulo/ o objetivo da equipe de dentro é manter as bolas arrumadas sempre.

CORRER ATRÁS DA BOLA

O professor traçará uma linha de partida na quadra/ onde os alunos com as mãos sobre os joelhos, deverão partir/ o professor coloca-se por trás dos alunos com uma bola/ fará um lançamento rasteiro na frente da turma/ o primeiro aluno que alcançar a bola será o lançador dando prosseguimento a atividade.

 

QUEBRA PÉ QUEBRA CABEÇA

Alunos a vontade pela quadra/ o professor escolhe dois alunos para conduzirem correndo a corda/ ao comando de pé/ correm com a corda rente ao chão/ e demais alunos saltam pela corda/ ao comando de cabeça, deslocam a corda a cinquenta centímetro do chão/ e todos ao chegar da corda abaixam para a corda passar por cima/ os comandos devem ser dados sempre nas extremidades da quadra.

 

PIQUE FORMANDO DUPLA

O professor designará um aluno para ser o pegador/ os alunos correm a vontade na área delimitada/ para evitar que o aluno perseguido seja pego/ este dará a mão para um companheiro e formará uma dupla (pique em dupla) / e o pegador passa a perseguir outro aluno e assim prossegue o jogo/ aquele que não estiver sendo perseguido não poderá formar dupla.